por coincidências da vida andei exercitando a tipografia em alguns momentos desse último mês.
.workshop de caligrafia com cláudio gil
foram 4 aulas que serviram para ter uma noção de como funciona a arte da caligrafia. sinceramente achava que era outra coisa e que era muito mais fácil, mas o gestual requer muito treino e muita observação!
.tipos latinos
fui a visita guiada dos tipos latinos em buenos aires. já havia ido ao tipos em 2004 (quando era letras latinas) e mandei a minha única fonte (a interactype - sem sucesso) para o de 2006, mas por ter sido em um lugar meio fora de mão, não fui ver. realmente esse ano tem tudo para bombar o evento e vale destacar a evolução do pessoal de uma forma geral e a quantidade de fontes brasileiras presentes no evento. acho que isso acontece pelo acesso a informação e ao intercâmbio do pessoal nas listas, grupos e etc na internet.
agora engraçado foi conversar com o pessoal e perceber que os problemas perninentes ao design não mudam. apesar de estarem em outro país e viverem uma outra realidade do design (que eu acho mais evoluído lá - posso estar errada), o pessoal tem problemas em capitalizar o trabalho ligado a tipografia, pois o mercado considera as fontes caras... carências de cursos ligados ao meio... enfim, bem semelhante ao país que vivo.
.oficina tipográfica são paulo
fiz o módulo que faz introdução ao uso dos tipos móveis. as pessoas mais novas e da minha geração, não dão muito valor a esses processos manuais, antigos, mas eles são de extrema importância para dar novas possibilidades ao trabalho.
de vez em quando lembro de uma menina da faculdade que era de uns períodos abaixo do meu reclamando de um exercício de misturar guache e que na verdade ela queria era mexer no photoshop. assim misturar guache é trabalhoso e algumas horas frustrante (ou seja: um saco), mas agradeço quase todos os dias por ter feito isso uma vez na vida.
foi um dia de muito trabalho, cansaço físico e mental, mas que lavaram a alma. já estou ansiosa pra poder fazer os próximos módulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário